Com mais de 50 mil credores, Gol tem endividamento de R$ 20,1 bi; ação despenca nesta segunda

A companhia aérea Gol (GOLL4) divulgou em fato relevante nesta segunda-feira (29) que seu endividamento é de R$ 20,176 bilhões de acordo com o fechamento de dezembro. A companhia deve para mais de 50 mil credores, com o banco BNY Mellon, Aeronáutica, Vibra Energia e Boeing encabeçando a lista, segundo documento obtido em primeira mão pelo jornal “O Globo”.

Para base de comparação, a rival, Latam devia. em 2020, US$ 18 bilhões.

Por volta das 14h50 de hoje, as ações GOLL4 caiam 14%, cotadas a R$ 5,08.

Entre os credores, o maior montante (US$ 539,9 milhões) é devido ao The Bank of New York Mellon (BNY Mellon). Este possui diversos títulos a vencer em diferentes datas.

O Comando da Aeronáutica aparece na sequência da lista protocolada no Tribunal de Falências dos Estados Unidos. A cifra devida ao órgão que comanda as Forças Aéreas Brasileiras é de US$ 222,5 milhões.

A Vibra Energia – que distribui os combustíveis de aviação da Petrobras – é a terceira na fila (US$ 91,5 milhões), seguida pela fabricante de aeronaves Boeing (US$ 15,2 mi) e Infraero – que recebe taxas dos aeroportos públicos (US$ 15 mi).

Para além das concessionárias de aeroportos brasileiros que têm valores a receber, locadoras de veículos, como a Localiza (RENT3) também constam na lista. Veja abaixo:

 

10 maiores credores da Gol

Credor Valor em US$ milhões
BNY Mellon 539,9
Comando da Aeronáutica 222,5
Vibra 91,4
Boeing 15,2
Infraero 15
CFM International 13,5
Concessionária Aeroporto de Florianópolis 11,9
SEC 9,3
Ministério da Fazenda 7,3
Sabre 5,6

Fonte: Registro do Tribunal de Falências dos EUA

 

 

Para além das 10 maiores dívidas, a companhia aérea também inclui o programa de milhas Smiles, suas subsidiárias (Gol Finance e GAC), fundos de investimento exclusivos, Banco do Brasil, agência de publicidade “AlmaPBBDO”, empresas de tecnologia do setor aéreo, além de companhias aéreas (Delta e KLM Royal Dutch Airlines).

 

Apesar de dívidas, resultado operacional é bom


De acordo com agências de risco Fitch e S&P, o maior problema da Gol não é seu resultado operacional, mas sim, a falta de garantias para reestruturas suas dívidas, uma vez que pelo menos US$ 3 bilhões vencem a curto prazo. A companhia carece de caixa para honrar com os compromissos em até 12 meses, apesar de ter registrado um dos melhores resultados operacionais entre a companhias aéreas da América Latina.

“A receita operacional líquida da companhia atingiu recorde histórico de R$ 4,7 bilhões, com crescimento de 16,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior, principalmente devido à contribuição significativa das receitas vindas das unidades do programa de fidelidade Smiles e das operações de carga Gollog, que cresceram juntas um total de 65,1% no 3T23 [terceiro trimestre de 2023] (vs. 3T22) e totalizaram R$ 412,6 milhões no período”, aponta a companhia em fato relevante sobre a entrada no Chapter 11.

Ainda assim, a Fitch reduziu as notas em moeda estrangeira e local de “CCC-” para “D” e a nota nacional de “CCC-(bra)” para “D(bra)” – o que segundo a metodologia da casa indica que a empresa não vai cumprir com suas obrigações financeiras atuais.

Já a S&P Global também diminuiu sua nota de crédito global da Gol de “CCC-” para “D” e a nota nacional de “brCCC-” para “D”. Essa classificação acontece quando há um default no pagamento de um compromisso financeiro.

 

NYSE suspende negociações


Após a companhia e suas subsidiárias entrarem com o pedido do Chapter 11 no Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York (Tribunal dos EUA), a New York Stock Exchange (“NYSE”) notificou a Gol que, como resultado do protocolo de petições em 25 de janeiro, foi suspensa a negociação das American Depositary Receipts da Companhia (as “ADSs”), assim como foi pedido o cancelamento da listagem dos papéis pela Securities and Exchange Comission (SEC). O procedimento é usual após a entrada no Chapter 11.

 

Fonte: Invest News