Uma nova funcionalidade lançada pela Receita Federal vai ajudar a proteger o CPF dos brasileiros contra golpes. A ferramenta é gratuita e pode evitar uma série de dores de cabeça!
Chamada de “Proteção do CPF – Permissão para Participar de CNPJ”, a iniciativa vem, principalmente, para impedir que criminosos incluam o CPF de cidadãos no quadro de empresas ou sociedades, que acabam virando “laranjas” de quadrilhas sem saber.
A adesão é fácil, para acessar o Portal Nacional da Redesim ou os Serviços Digitais da Receita Federal e autorizar a funcionalidade. Para isso, é preciso ter uma conta no gov.br. Veja o passo a passo abaixo!
Golpes com sociedades
Um dos golpes aplicados por criminosos no Brasil é a inserção do CPF de vítimas em sociedades e empresas.
Assim, os golpistas abrem empresas falsificando assinaturas e utilizando CPFs que são regulares, mas sem que os verdadeiros donos saibam.
Esse tipo de golpe, onde a pessoa é feita de laranja, dá um grande trabalho para ser resolvido. Caso você caia nessa armação, será preciso uma longa fila de documentos para comprovar a veracidade, ou não, da abertura da empresa.
Agora, com a nova funcionalidade da Receita Federal, esse transtorno deve acabar.
Proteger CPF
Selecionando a opção de proteger o CPF cidadão impede, em todo o território nacional, que o seu CPF seja incluído em negócio sem que ele saiba.
Além disso, a ferramenta também abrange os órgãos registrados como Juntas Comerciais, Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas, OAB, além daqueles tipos jurídicos, como o Inova Simples e o Microempreendedor Individual.
Veja o passo a passo de como ativar a proteção para seu CPF:
Pronto, feito isso, seu CPF já está protegido contra golpes. Caso, no futuro, você mude de ideia e queira abrir uma empresa, é só desabilitar o campo novamente.
Se você ainda não tem uma conta no GOV.BR, o portal de serviços do Governo, saiba agora como criar uma.
Entre no site do GOV.BR ou aplicativo:
Com a conta criada, é só usufruir de uma série de serviços gratuitos disponíveis para você, sem precisar sair de casa e pegar filas!
Fonte: Só notícia boa