Confira O Prazo Para Atualizar As Informações No CRAS

Manter as informações atualizadas e dentro do prazo no Cadastro Único (CadÚnico) é essencial para garantir o acesso contínuo a diversos programas sociais oferecidos pelo governo brasileiro. Beneficiários precisam estar atentos às regras e prazos para evitar a suspensão de benefícios como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Importância da Revisão e Averiguação de Dados
A revisão e averiguação de dados são etapas cruciais para a manutenção dos benefícios. Compreender os prazos e a importância de manter os dados atualizados pode evitar transtornos e assegurar que o apoio governamental chegue a quem realmente necessita. 

O Ministério da Cidadania prorrogou o prazo para revisão de dados das famílias inscritas no CadÚnico, oferecendo mais 30 dias para atualização junto aos municípios. Esse processo de revisão cadastral, iniciado em fevereiro, envolve cerca de 8 milhões de famílias. Beneficiários do Programa Bolsa Família que estão em revisão cadastral devem estar atentos a essas novas datas.

A revisão cadastral é uma solicitação para que as famílias atualizem seus registros, especialmente se estiverem há mais de dois anos sem alterações. A atualização é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações reflitam a realidade das famílias. As famílias inscritas no CadÚnico devem atualizar seus dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração significativa. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer ao CRAS ou a um posto de atendimento do Cadastro Único no município.

Escalonamento de atualização, prazo e consulta Online
Devido aos impactos da pandemia da COVID-19, o Ministério da Cidadania escalonou o processo de revisão cadastral. Em 2024, apenas as famílias com cadastros atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas. Beneficiários que atualizaram seus dados em 2018 ou 2019 serão convocados nos próximos anos.

Os beneficiários podem verificar se seus dados estão desatualizados através do aplicativo CadÚnico, disponível na página Gov.br. Se não houver alterações desde a última entrevista, a confirmação dos dados pode ser feita online. Caso contrário, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização.

A consulta também pode ser realizada na versão web, onde são exibidos os dados de identificação do responsável pela unidade familiar, além de informações sobre a família e seus membros. Manter os dados atualizados é vital para continuar recebendo benefícios como o Bolsa Família, BPC, Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a Identidade Jovem (ID Jovem). Essas atualizações ajudam a prevenir fraudes e garantem que o auxílio chegue a quem realmente precisa

 

Fonte: Folha Financeira