Estados do Sul e Sudeste tiveram as maiores perdas em exportações após tarifaço

Os estados das regiões Sul e Sudeste foram os mais afetados em valores exportados para os Estados Unidos após sobretaxa imposta pelo presidente Donald Trump a produtos brasileiros. O levantamento inédito do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas) mostrou que Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo tiveram as maiores reduções em embarques em dólares.

Já nas quedas em valores percentuais, os estados de Mato Grosso e Tocantins lideram o ranking. Na lista dos produtos mais afetados estão carne bovina, frutas e peixes. Em entrevista ao Conexão Record News desta terça-feira (21), Flávio Ataliba, pesquisador do instituto, comenta o resultado da pesquisa.

Esse estudo traz uma fotografia para cada estado, dos seus respectivos produtos e, de alguma forma, ajuda no direcionamento nas políticas estaduais para que se possa buscar mercados para aqueles produtos que estão sendo taxados e têm suas condições prejudicadas, e também vislumbrando outros mercados”, pontua.

Ataliba pontua que, por uma antecipação das exportações em julho para fugir das tarifas, os valores de agosto acabaram não refletindo as perdas reais do mês, resultado que foi sentido e medido com mais precisão em setembro.

Então, é importante entender que os efeitos regionais são diferenciados devido exatamente à característica de cada economia local, mas também devido a se aquele estado que exporta aquele produto para os Estados Unidos, se ele foi tarifado ou não, então também tem esse efeito”, diz.

Fonte: noticias.r7